barra-inferior

Pessoas com maior risco

Covid-19

Está comprovado que a Covid-19 é uma doença que pode começar no sistema respiratório e depois migrar e complicar outras áreas do corpo. A infecção pelo coronavírus pode despertar uma inflamação exagerada por volta do décimo dia da invasão viral que pode atingir o corpo todo. De forma simplificada, podemos dizer que em resposta a esse processo inflamatório, é ativada, então, a “cascata de coagulação.”

Por isso a pessoas contaminada pelo Covid 19 pode ter mais chances de desenvolver trombose, mesmo depois de passado o período da infecção está mais susceptível à problemas vasculares.

Mesmo se a infecção teve sintomas leves, o acompanhamento com médico vascular é importante pois dependendo de cada pessoa, eventuais complicações trombóticas podem ser prevenidas.

As vacinas contra a Covid-19 causam trombose?

Não mais do que comportamentos de risco, como o tabagismo e alcoolismo. A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde afirmam: os benefícios da imunização são muito superiores aos riscos. É importante lembrar que essas são as informações e recomendações que temos até então e dados relevantes sobre a pandemia surgem a todo o momento.